América Futebol Clube

América Futebol Clube - São José do Rio Preto

 
12/05/2018  » Colecionadores de camisas do América - reportagem 1
As histórias do torcedor e colecionador Evandro Souza Freire.  
20/05/2018  » Colecionadores de camisas do América - reportagem 2
As histórias do torcedor e colecionador Fábio Danilo. 
10/06/2018  » Colecionadores de camisas do América - reportagem 3
As histórias do torcedor e colecionador Paulo Braga.  
 
Voltar ao Topo
Colecionadores de camisas do América - reportagem 2
domingo, 20 de maio de 2018
 
 

A maior "culpa" de Fábio Danilo foi não ter vivido os momentos áureos do América nos tempos do Mário Alves Mendonça.  Com seus "trinta e poucos anos", como costuma dizer, Fábio é a prova concreta de que uma agremiação com o peso e a história do Rubro, conquista torcedores, não importa a época.  Dono de uma impressionante memória para dados, jogadores e estatísticas do América nos últimos 20 anos, Fábio também é um ávido colecionador de camisas da agremiação alvi-rubra.    

Bem-vindo à sua história de dovação ao Mecão!!!  

 

SITE AMÉRICA-RP: Primeiramente, Fábio, conte-nos como começou essa sua relação de paixão com o América...

FÁBIO: A paixão pelo América não teve um dia certo, um jogo exato. Comecei a ir partidas do Rubro no Mario Alves Mendonça com meu Tio Jaime. Era tudo tão magnífico que eu me lembro de ficar muito ansioso antes de cada um dos jogos.  Com o tempo, o amor e a paixão aumentaram...  e muito!  Veio, então, a grandeza do Teixeirão, aquelas campanhas fantásticas e, pronto:  a coisa toda não tinha mais volta (risos).

SITE AMÉRICA-RP: Você se lembra quando foi que ganhou ou comprou a sua primeira camisa do Rubro?

FÁBIO: Sim, me lembro.  Ganhei essa primeira camisa do meu Tio Jaime em 1999. Aquela da Atem (N.E.: fabricante da camisa).  Ganhei ela em um sábado.  No dia seguinte, haveria um jogo contra o Xv de Piracicaba, que foi quando a estreei.  Logicamente, guardo ela com carinho até hoje.

A primeira camisa: a da direita, na fileira superior (foto: arquivo pessoal Fábio Danilo)

 

SITE AMÉRICA-RP: Você tem ideia de quantas camisas do América é composta a sua coleção?

FÁBIO: Não tenho ideia...  Com certeza, eu tenho mais de trinta camisas.  Mas a coleção não para.  Sempre aparece algum modelo que não tenho. Garimpar camisas do América é um sacrifício, mas que faço com muito prazer. 

 

              

Visão geral da coleção (foto: arquivo pessoal Fábio Danilo)

 

SITE AMÉRICA-RP: Você também coleciona camisa de outros times? Quais as particularidades dessa coleção? Algum tipo de camisa ou clube específico?

FÁBIO: Eu coleciono também as camisas da torcida Amor e Lealdade (N.E.: torcida organizada do América).  Também tenho uma coleção de camisas da Seleção Brasileira, algumas do Corinthians e várias de diversos clubes do interior. Mas o foco principal é, e sempre foi, o América. 

SITE AMÉRICA-RP: Quantas camisas há nessa sua segunda coleção?

FÁBIO: Aproximadamente cinquenta itens.  Nunca parei pra contar (risos).

SITE AMÉRICA-RP: Qual foi a camisa do América que te deu, digamos, mais trabalho para ser encontrada e adquirida?

FÁBIO: Tem duas que foram especiais para mim:  a primeira é a camisa do Brasileiro da Série C de 1999, com o Patch de Campeão Paulista da A-2 de 1999. Foi muito difícil de achá-la. Mas ela apareceu dentro da bolsa de um mendigo que apareceu na sede da Amor e Lealdade. Não pensei duas vezes em oferecer um dinheiro por ela. A outra que me deu trabalho foi a de 2005 da Wilson. Essa eu vou levar para o meu túmulo.

Visão geral da coleção (foto: arquivo pessoal Fábio Danilo)

 

SITE AMÉRICA-RP: Essa sua paixão exacerbada pelo América já te trouxe problemas?

FÁBIO: Vixe...  já ouvi muito por conta disso!!!  Coisas do tipo “você prefere o América do que eu”.  Muitas vezes, isso me rendeu também algumas discussões familiares.  Nada muito sério. As vezes “passo do ponto” como, por exemplo, ir em algum lugar com a camisa do Mecão como, por exemplo, uma igreja. Mas, na maioria das vezes, as pessoas gostam e acham até interessante todo esse amor.  Graças a Deus, minha namorada entende essa minha paixão e, inclusive, me acompanha nessa loucura.  

SITE AMÉRICA-RP: Qual é a camisa mais feia do América que você tem na coleção?

FÁBIO: Não existe camisa feia, mas sim, a menos bonita (risos): qualquer uma que tire um pouco da nossa velha tradição, tal como, um simbolo em um lugar errado da “farda”, por exemplo.    

SITE AMÉRICA-RP: Quem foi a grande inspiração para você ser um torcedor do América?

FÁBIO: Com certeza, a maior inspiração para que eu fosse torcedor do América foi o meu tio Jaime. Ele, hoje, está muito puto com os rumos que o clube tomou mas, ainda assim, se preocupa em saber os resultados, ver os melhores momentos na TV e internet.  Mas, nos momentos de glória, ele foi um dos maiores torcedores que já vi do América. Também tem o Evandro, que conheci na torcida. Mesmo morando longe por causa do seu trabalho, já vi ele fazer verdadeiras loucuras pelo time, mesmo nesse momento delicado.

SITE AMÉRICA-RP: Você vê o futuro do América de forma otimista?

FÁBIO: Sempre, só que, agora, a médio prazo.  Infelizmente, a curto prazo, teremos o que está ai. Mas, com certeza, um dia o América será, enfim, comandado pelos verdadeiros americanos. Gente que realmente ama a instituição, sua história!   Até lá estaremos torcendo sempre. Ontem América, sempre América, eternamente serei Mecão.

 

Entrevista conduzida pelos Web Masters do Site www.america-rp.com.br, em maio de 2018. 

 
Autor: www.america-rp.com.br
Voltar ao Topo